TODOS CONTRA A DENGUE
06 Novembro 2018
DICAS
TODOS CONTRA A DENGUE

Aedes aegypti tem preferência pelo sangue de mamíferos, especialmente o de seres humanos.

Mesmo na presença de outros animais, é o homem que ele vai preferir picar. O Aedes é um mosquito que se assusta facilmente e vai embora, mas não desiste com a mesma facilidade. Ele volta e pica outras pessoas até estar satisfeito. Se estiver contaminado, vai infectar mais gente.


Múltiplos criadouros

A grande quantidade de criadouros é outro fator que favorece a propagação do Aedes. De caixas d’água a vasos de plantas, de pneus a tampinhas de garrafa, qualquer lugar com água parada pode servir para a fêmea botar os ovos. Por isso, é tão importante eliminar ou fechar o acesso a esses recipientes.

Sua picada é indolor
Aedes aegypti tem um anestésico na saliva, o que dificulta a pessoa perceber quando está sendo picada. Pica de dia e à noite

Diferentemente de outros mosquitos, que só picam durante o dia ou durante a noite, o Aedes aegypti pode se alimentar nos dois períodos. Na verdade, ele tem hábitos diurnos, mas, com a presença de luz artificial, pode picar à noite também.

 

Múltiplos ovos
Cada fêmea de Aedes é capaz de botar até 100 ovos de uma vez, e ela faz isso a cada cinco dias – o tempo de vida médio de um mosquito é em torno de 40 dias em laboratório e 20 na natureza.

Outro agravante é que os ovos, já contaminados, são distribuídos por diversos criadouros, o que aumenta a chance de sobrevivência e ajuda na dispersão da espécie.

 

Capacidade de sobrevivência
Nem a falta de água consegue barrar a reprodução do mosquito. Os ovos do Aedes têm a capacidade de sobreviver em recipientes secos por até um ano. Eles ficam adormecidos e basta terem contato com um pouco de água para eclodirem. Então, não basta evitar deixar água parada dos recipientes, é preciso limpá-los.