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Cardápio lanche- Flapi I e Caracol

03/09 à 06/09
  • Pão recheado
  • Rosquinha de coco
  • Fruta
  • Suco
  • Buraco quente
  • Gelatina
  • Suco
  • Fruta
  • Hamburguinho
  • Fruta
  • Suco
  • Bolo de chocolate
  • Pão c/ manteiga
  • Suco
  • Fruta
  • FERIADO

10/09 à 14/09
  • Mistinho quente
  • Bolacha doce
  • Suco
  • Fruta
  • Quibe
  • Suco
  • Fruta
  • Gelatina
  • Pão de queijo
  • Sequilho
  • Fruta
  • Suco
  • Cupcake
  • Pipoca
  • Suco
  • Fruta
  • Doguinho
  • Suco
  • Fruta

17/09 à 21/09
  • Bisnaguinha c/ requeijão
  • Pão de mel
  • Achocolatado de caixinha
  • Fruta
  • Pão recheado
  • Suco
  • Fruta
  • Gelatina
  • Enroladinho de presunto e queijo
  • Fruta
  • Suco
  • Bolo de cenoura com aveia
  • Ovo cozido
  • Suco
  • Fruta
  • Pastel
  • Suco
  • Fruta

24/09 à 28/09
  • Pão caseiro c/ manteiga
  • Bolacha doce
  • Suco
  • Fruta
  • Cachorro quente
  • Suco
  • Gelatina
  • Fruta
  • Pão de queijo
  • Suco
  • Fruta
  • Bolo formigueiro
  • Biscoito polvilho
  • Suco
  • Fruta
  • Mini pizza
  • Suco
  • Fruta

 

Cartilha do Lanche Saudável

Srs. Pais

Tendo como referência a Ciência da Nutrição e o Conceito de Saúde, elaboramos uma sugestão de cardápio, organizando os alimentos em grupos, de acordo com o ideal de ingestão dos seguintes nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas, sais minerais e fibras.
  Pensando na saúde de seu (sua) filho (a), orientamos que o lanche contenha um alimento saudável de cada um dos grupos relacionados.
  Objetivo do cardápio

  • Orientar um lanche que forneça nutrientes adequados ao desenvolvimento infantil.
  • Colaborar na Educação Nutricional das crianças com a participação da família.
  • Tornar o lanche mais igualitário, promovendo a socialização e fazendo deste um momento de união.
 

Para informar sobre os grupos

 

GRUPO DOS CARBOIDRATOS

Função principal: fornecer energia.
Fontes sugeridas:

  • Pães (integral, de fibras, de aveia, bisnaguinha, francês, forma, entre outros) ou;
  • Bolo simples, sem cobertura e sem recheio, preferencialmente caseiro (fubá, laranja, chocolate, cenoura, beterraba, etc.) ou;
   

GRUPO DAS PROTEÍNAS

Função principal: atuar no organismo como construtores, participando na formação do crescimento e manutenção dos tecidos; atuante na formação de novas células.
Fontes sugeridas:

  • Leite e derivados como: iogurte, leite fermentado (Yakult ou similar), danoninho, achocolatados (Nescau, Todynho, etc.), queijo mussarela, minas, ricota, polenguinho, etc.
  • Presunto magro, peito de peru, chester, ovo, atum light, etc.
 

GRUPO DAS VITAMINAS, MINERAIS E FIBRAS

    Função principal: são nutrientes reguladores necessários para a manutenção da saúde e indispensáveis ao funcionamento do organismo. Atuam na formação do sistema nervoso, na estrutura da pele e cabelos, na formação dos ossos e tecidos, regulam o metabolismo, a imunidade, entre outros.
Fontes sugeridas:

  • Frutas in natura em geral: maçã, pêra, banana, laranja, goiaba, ameixa, pêssego, melão, melancia, mamão, abacaxi, morango, uva ou salada de frutas, etc.
  • Sucos: naturais, de polpa congelada
  • Verduras como: alface, cenoura, tomate, podem ser acrescentados ao lanche.
 

FIBRAS

        

Função principal: são importantes para o bom funcionamento intestinal. Algumas fibras também atuam na prevenção e cuidados como diabetes e colesterol.

         As fibras são encontradas em todas as frutas, principalmente na casca e bagaços, também presente nas verduras em geral e cereais integrais como aveia, linhaça, granola, em pães de centeio, biscoitos.